Como ajudar meu filho pequeno na tarefa de casa?
Os primeiros anos da Educação Infantil podem ser um desafio, não só para a criança mas para os pais também. Afinal de contas, todos queremos a melhor educação para nossos filhos, não é mesmo? Porém, nem sempre é fácil encontrar o melhor meio de ajudá-los em tarefas de casa e outras atividades escolares.
E se você está passando por isso, veio ao lugar certo! Isso porque hoje vamos falar sobre esse assunto e te dar dicas e informações sobre como ajudar seu filho em idade pré escolar a fazer as lições da melhor forma possível.
Por isso, fique com a gente e leia até o final, pois esse é um assunto muito importante e você não vai querer perder nada, não é verdade?
Quais são os principais desafios na pré-escola?
Como você deve saber, segundo a LDB, a Educação Infantil vai de 0 a 5 anos de idade. Dessa forma, de 0 a 3 anos a criança deve ser matriculada em uma creche, e com 4 e 5, ela vai para a pré-escola.
Com isso, seu filho ingressa em uma idade bastante jovem na escolinha, em especial de ele não frequentou a creche antes dos 4 anos.
Assim, é normal enfrentar vários desafios nessa etapa, quando a criança está se adaptando a uma rotina de aprendizado, precisa cumprir tarefas e socializar com outras crianças.
O que queremos dizer, é que seu filho precisa contar com seu apoio nessa fase, que costuma não ser fácil para nenhuma criança.
Enquanto isso, você pode ter várias dificuldades quando vai ajudar seu pequeno a fazer as tarefas, como:
- Mantê-lo focado quando, nessa idade, eles querem brincar, jogar, ver TV, etc;
- Superar as manhas e birras;
- Compreender as atividades para poder explicá-las, dentre outras.
Sendo assim, é preciso uma boa dose de empenho para superar esses desafios e ajudar seu filho da melhor forma possível.
Como posso ajudar meu filho nas atividades?
Como vimos, não são poucos os desafios enfrentados pelas crianças e pais durante os anos de Educação Infantil. E isso somado à importância de proporcionar o melhor aprendizado nessa fase, a torna ainda mais desafiadora.
Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas simples mas valiosas que você pode usar para ajudar seu pequeno com as tarefas de casa. Acompanhe e confira.
Incentive o raciocínio
As crianças são como plantinhas em desenvolvimento, ou seja, você precisa “regá-las e adubá-las” para que elas cresçam da melhor forma possível. Trocadilhos botânicos à parte, é essencial que você estimule o seu filho a pensar, em especial quando ele está estudando.
Afinal, o cérebro precisa receber estímulos para se tornar mais rápido e inteligente, e não existe idade melhor para isso do que a primeira infância. Então, procure incentivar o raciocínio lógico do seu filho enquanto ele faz as tarefas ao invés de apenas tentar fazê-lo decorar o “be-a-ba”.
Não responda por ele
Algo extremamente prejudicial para o seu filho é quando você dá a ele as respostas prontas para as questões. Como vimos, o cérebro precisa ser estimulado a trabalhar. E quando você responde por ele, o deixa preguiçoso e pior: faz com que ele não aprenda o conteúdo.
Imagine quando ele estiver na escola e não souber a resposta na hora da prova! Ou ainda mais grave: seu filho ir passando de ano sem saber nada se você fizer disso uma prática recorrente.
Portanto, tenha paciência e jamais responda as questões ou faça os trabalhos pelo seu pequeno. Lembre-se de que é preferível, do ponto de vista pedagógico, mandar as lições incompletas para a escola do que respondidas por você.
Faça um curso livre de Educação Infantil
Se você realmente quer ajudar seu filho pequeno nas tarefas de casa, uma coisa que você pode fazer é um curso de Educação Infantil. Esses cursos ajudam a compreender melhor a maneira de pensar das crianças pequenas e a encontrar a melhor abordagem para auxiliá-las em seus processos de aprendizagem.
Então, se você realmente quer ajudar seu filho a formar uma boa base educacional, se capacite para isso!
Escute as dificuldades e o apoie
Outro ponto essencial é se lembrar de que, como já dissemos, a fase pré escolar costuma ser difícil para as crianças. Por isso, não cobre demais do seu filho, procure ouvir o que ele tem a dizer e pergunte quais são as principais dificuldades dele.
Seja paciente, mostre que se importa e lembre-se de elogiá-lo e recompensá-lo pelas conquistas. Assim, faça-o ver que você estará sempre ali e que ele não precisa enfrentar nada sozinho.
Hoje vimos como você pode ajudar seu filho nas tarefas de casa durante os primeiros anos da Educação Infantil. Obrigado por permanecer até o fim! Nos vemos em breve!