5 Dicas para ser a melhor recepcionista e se destacar

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Muitas pessoas que trabalham na recepção de uma organização, procuram se destacar como a melhor recepcionista, a fim de obter melhores salários e oportunidades.

Afinal, toda empresa procura por profissionais que conseguem melhorar suas habilidades durante a carreira, e geralmente oferecem diversas recompensas e benefícios pelo esforço.

Dito isso, se você já trabalha como recepcionista, ou pretende ingressar na área, separamos aqui algumas informações sobre o assunto, para te deixar totalmente por dentro dessa área de trabalho.

Além disso, ao final do artigo, iremos dar algumas dicas para que você possa se tornar a melhor recepcionista e consiga se destacar e ter o reconhecimento em qualquer empresa em que trabalhe.

O que é e o que faz uma recepcionista?

A recepcionista é a profissional que possui como principal função receber e atender as pessoas que entram em contato com a empresa. Essa função é de extrema importância nas organizações, pois é ela quem representa o primeiro contato entre empresa e cliente.

Lembrando o ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”, fica evidente o quanto esse primeiro contato entre cliente e recepcionista, como representação da empresa, irá influenciar os demais contatos subsequentes.

Os atendimentos podem ser feitos tanto pessoalmente, quanto através dos diversos outros sistemas de comunicação e tecnologias existentes. A profissional é responsável por agendar as reuniões e visitas, fornecer as informações necessárias requisitadas, e orientar a circulação das pessoas pelos espaços da empresa.

O salário inicial possui como média 1.200 reais, que pode chegar ao dobro dependendo da experiência, da dedicação, e a medida com que você consiga se destacar como a melhor recepcionista em seu local de trabalho.

Como se destacar na profissão de recepcionista?

Como adiantamos, a dedicação, o profissionalismo e a vontade de se tornar a melhor recepcionista pode levar você a maiores salários e condições de trabalho.

Além disso, profissionais que conseguem se destacar em suas áreas costumam ser disputados pelas empresas e conseguem os melhores salários. Por isso, resolvemos separar algumas dicas para quem quer se destacar na área.  

Tenha paciência

Ter paciência é requisito obrigatório para se trabalhar como recepcionista. A função exige que se tenha educação ao se comunicar com os clientes Além disso, é preciso ser paciente para conseguir manter a flexibilidade necessária ao executar as tarefas exigidas.

Cultivar a paciência como habilidade profissional também é essencial para que o profissional saiba contornar situações difíceis, não se perca na rotina de trabalho e saiba encaminhar as demandas de maneira eficiente. 

Ter paciência é, também, fundamental para conseguir o balanceamento correto entre as demandas dos clientes e os objetivos da empresa. Ao manter esse equilíbrio, é muito provável que você consiga se destacar como a melhor recepcionista no mercado.

Demonstre proatividade

A proatividade é uma qualidade muito visada pelas organizações. Ser proativo é saber tomar iniciativa ao executar suas funções.

Para isso, procure pesquisar e conhecer todas as informações sobre seu local de trabalho e mostrar boa disposição para fazer esclarecimento de quaisquer dúvidas que surgirem.

As empresas valorizam bastante profissionais que estejam preparados para resolver eventuais problemas que possam encontrar durante o trabalho.

Seja gentil

Outra boa dica para se destacar como recepcionista é ser gentil durante os atendimentos pertinentes a sua função, pois sabemos que o profissional irá lidar com diferentes perfis de pessoas. 

Provavelmente ocorrerão diversas situações desagradáveis para que esse profissional consiga resolver, e será preciso que ele se comporte sempre da maneira mais cordial possível. Ser um profissional gentil pode te transformar em uma referência positiva dentro da empresa. Lembre-se disso.

Providencie soluções

Antes de mais nada, para que você seja capaz de providenciar as soluções necessárias durante a rotina do trabalho, procure conquistar autonomia diante da empresa. 

Isso significa, que você deve demonstrar o tempo todo sua capacidade de saber análise e resolução dos problemas que encontrar durante o trabalho. Sendo assim, quanto mais confiança seus superiores tiverem no seu trabalho, maior será a autonomia conquistada para providenciar as soluções necessárias no dia-a-dia.

E com a autonomia suficiente para buscar as soluções, procure sempre resolver os problemas da forma mais rápida e eficiente possível.

Seja pontual

Para finalizar nossas dicas, iremos apresentar agora uma das características mais importante para se destacar como a melhor recepcionista em sua empresa: a pontualidade. Como já dissemos, a recepcionista é o primeiro contato entre empresa e cliente, e sendo assim, é preciso se preparar bem para esse contato.

Então, ser pontual irá fazer com que o profissional chegue sempre no trabalho na hora marcada para cumprir com suas obrigações. Outro benefício da pontualidade é conseguir se organizar eficientemente e com antecedência. E isso irá refletir no trabalho através de um  atendimento mais eficiente e qualificado.

Ser pontual também está relacionado a ser responsável pelo cumprimento de todas as tarefas exigidas, dentro dos prazos estipulados e no nível de qualidade esperado.