12 Dicas para melhorar a concentração nos estudos

0

Você senta para estudar e, alguns minutos depois, começa a pensar em outras coisas, mexer no celular e procrastinar? Ou, então, precisa ler o mesmo conteúdo várias vezes até finalmente conseguir focar no assunto?

Bom, como estudar não é uma tarefa tão divertida é muito comum não sentir motivação suficiente para fazer isso por horas. Felizmente, é possível melhorar a concentração nos estudos e aumentar a performance na escola, na faculdade e em concursos. Continue lendo para saber como.

Dicas para melhorar a concentração nos estudos

Apresentamos, abaixo, doze dicas para serem usadas antes e durante uma sessão de estudos e ter mais foco.

Mantenha o celular desligado

Atualmente, o inimigo número um da concentração são os aparelhos eletrônicos, especialmente o celular. Você pode até pensar que não vai olhar para a tela, mas sempre que uma nova notificação chegar será uma tentação pegar o aparelho. O melhor é mantê-lo desligado.

Alimente-se bem

Um baixo nível de açúcar no sangue pode ser prejudicial para o seu foco, então não tente estudar com fome. Além disso, manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes te ajuda a aumentar a performance cognitiva e, consequentemente, a melhorar a concentração nos estudos.

Durma uma quantidade de horas saudável

Dormir pouco ou ter uma qualidade de sono ruim afeta a memória, o raciocínio e o foco. Por isso, para estudar bem é preciso organizar também a sua rotina de sono, tendo um horário fixo para dormir e acordar, sendo que você deve passar entre 8 e 9 horas na cama.

Esteja confortável

O próximo passo para melhorar a concentração nos estudos é ter um espaço onde você se sinta confortável. Uma cadeira muito dura, muito baixa, muito alta, entre outros problemas, rouba o foco de qualquer coisa que você tenha que fazer.

Nesse ponto, garanta também que a sua coluna ficará saudável. Então, evite ficar confortável demais, nada de estudar na cama.

Mantenha a sua mesa organizada

Além do lugar onde irá sentar, a mesa também deve ser preparada para não haver distrações. Retire enfeites que chamem muita atenção e distribua o material escolar e outros itens necessários de modo que o seu cérebro entenda que aquele é um espaço de concentração.

Faça meditações

Se for muito difícil começar a ler os conteúdos e fazer as atividades, faça alguns minutos de meditação antes, para acalmar os seus pensamentos. No começo, pode ser difícil ou chato, por isso comece com apenas cinco minutos, aumentando conforme você se acostumar e começar a gostar da prática.

Tenha autoconhecimento

A distração é diferente para cada pessoa. Desta forma, para eliminá-la, você deve saber o que está causando o problema.

Use a técnica pomodoro

Em vez de tentar ficar horas se concentrando em uma única atividade, é possível, e até aconselhado, dividir o tempo de foco, aplicando intervalos de descanso entre os períodos. 

A técnica pomodoro é a maneira mais eficaz de fazer isso. Ela consiste em dar cinco minutos de pausa a cada 25 minutos de estudo. Depois de grupos de três descansos, você deve fazer um mais longo, de 15 minutos.

Faça uma atividade de cada vez

Um hábito que pode estar te impedindo de melhorar a sua concentração nos estudos é o de tentar cumprir todos os seus afazeres de uma vez. Pode parecer que você está ganhando tempo, mas, como há certa demora para se engajar em cada atividade, você acaba perdendo o foco.

Conheça as suas prioridades

Parte de fazer uma coisa de cada vez é saber qual é a mais importante e qual pode ser postergada. Se preciso, faça uma lista e marque os afazeres com cores diferentes, com base na sua importância.

Respeite o seu ritmo

Não tente se forçar a estudar muita coisa em pouco tempo. Cada pessoa tem o seu ritmo e a preocupação em tentar ultrapassá-lo irá dominar a sua atenção, que poderia ser utilizada em outras coisas.

Isso também inclui não se forçar a estudar doente, com dor ou triste, isso só irá gerar frustrações já que dificilmente você conseguirá se concentrar.

Crie um sistema de recompensas

A cada vez que terminar uma sessão sem se distrair, você pode se dar uma recompensa. Nada muito grande, para não se acostumar, mas algo que te faça querer repetir o bom progresso.

Se, mesmo com essas dicas, você não conseguir manter atenção nessa tarefa, procure um psiquiatra ou neurologista. Depressão, ansiedade e outros transtornos podem estar afetando a sua concentração. Diga nos comentários o que você achou das sugestões e se elas funcionaram com você!