Com tantas distrações do mundo atual, se concentrar mais nos estudos se tornou uma grande dificuldade, mas é possível treinar a mente e superar a falta de concentração.
Quando a concentração está totalmente voltada para os estudos, é possível absorver mais conteúdo em menos tempo. Porém, se concentrar é um dos maiores desafios dos estudantes, ainda mais com as distrações viciantes que a tecnologia nos apresenta.
Um estudo ideal consegue equilibrar produtividade e tempo, de forma que o estudante não precise passar 12 horas diárias estudando.
A concentração garante que o conteúdo seja absorvido de fato, pois, muitas vezes, estuda-se e pouco tempo depois já não se lembra de nada.
Para se concentrar mais nos estudos, siga as 10 dicas a seguir!
- Faça marcações
Seja com marca-texto no papel ou com ferramenta de destaque em um PDF, quando você se propõe a enfatizar os pontos principais da leitura, seu cérebro volta a atenção para fazer a diferenciação do que realmente importa.
Com as marcações, a releitura e revisão também fica mais fácil e você otimiza tempo lendo só o mais importante.
Você pode até criar métodos com as cores, dando significado para cada uma. Por exemplo: verde para fatos históricos, amarelo para atualidades e roxo para fórmulas.
- Faça resumos ou mapas mentais à mão
A escrita é tão importante quanto a leitura. Escrever as partes importantes dos conteúdos com as suas palavras faz toda a diferença na assimilação. Quando a escrita é feita à mão, o cérebro se concentra não só no conteúdo, como também nos movimentos feitos. Logo, é mais difícil que se distraia.
- Fique longe das distrações
O celular é o principal inimigo do foco. Portanto, afaste-o na hora de estudar e deixe apenas o material do estudo por perto. Use-o apenas quando ele for contribuir no aprendizado ou nos intervalos de descanso. Além disso, existem outras distrações, como barulho, que devem ser evitadas.
- Estimule o cérebro
Aproveite os períodos de descanso para se divertir e estimular o cérebro com jogos que melhoram a memória, lógica e concentração, como: quebra-cabeça, caça-palavras, palavras-cruzadas, sudoku ou xadrez. Essas atividades ajudam não só nos estudos, mas também previnem o Alzheimer.
- Tenha um ambiente organizado
Mesmo que você não possua um local próprio para estudar na sua casa, o ambiente escolhido deve ser organizado. Separe os materiais necessários e evite deixar objetos sem utilidade por perto.
Um local bem iluminado, arejado e silencioso faz toda a diferença na forma que seu corpo reage aos estudos, dando mais ânimo e energia ao momento.
- Ouça música
Uma pesquisa da Universidade de Caen, na França, constatou que estudar ouvindo música pode aumentar a atenção e desempenho. Porém, deve-se priorizar músicas calmas e em uma língua estrangeira para que seu cérebro não se prenda a letra da música.
O estilo Lo-fi é muito indicado, pois apresenta batidas suaves, com mais instrumentos do que letra.
- Fuja do multitasking
Multitasking é o ato de fazer várias atividades simultaneamente, com a intenção de terminá-las mais rápido. Porém, o efeito real é o oposto do esperado, pois o cérebro não se concentra completamente em nenhuma das tarefas, o que abre margem para erros e incentiva a distração de uma ação para outra.
Deve-se completar uma atividade antes de partir para a próxima e obter resultados eficientes.
- Medite
Meditar é uma prática de relaxamento e atenção plena à mente. Um estudo da revista Psychiatry Research: Neuroimaging observou que 27 minutos diários são capazes de reduzir a pressão sanguínea; melhorar a insônia, depressão e ansiedade; estimular a concentração e o foco.
Existem diferentes práticas, basta encontrar a que mais te agrada.
- Siga um cronograma
É muito mais fácil seguir uma ordem planejada do que estudar sem estratégia. Organize a semana e os dias de estudo, reservando tempo para fazer resumos, responder questões, ler e intervalos. Com isso, seu cérebro se acostumou com a rotina e não resistirá tanto em se concentrar.
- Faça pequenas pausas
Falando em intervalos, eles são essenciais para a concentração. Pequenas pausas entre as matérias recarregam as energias e dão tempo para o cérebro absorver tudo que acabou de aprender. Aproveite esse tempo para tomar um café, alongar, fazer um lanche, checar o celular e pegar um sol.
Seguindo as dicas propostas, seu estudo será muito mais eficiente e menos cansativo!