Apostilas em inglês: como começar a estudar

0 63

Aprender um novo idioma pode abrir portas no mercado de trabalho, além de ser uma forma de você se destacar dos seus concorrentes. 

Além disso, há o interesse de muitos em conseguir se comunicar com outras pessoas, fazer a leitura de artigos e livros e entender o idioma quando assistir filmes e séries ou ouvir músicas. 

Seja qual for o seu objetivo ao aprender inglês, saiba que isso é totalmente possível sem precisar se matricular em uma escola específica.

Você pode estudar sozinho e começar a qualquer momento, pois há muitos recursos que estão ao seu alcance e muitas vezes são mais acessíveis. 

As apostilas em inglês são muito eficazes para ensinar principalmente  sobre gramática e podem te ajudar a começar a estudar em casa. Quer saber mais? Veja todas as dicas e informações que reunimos a seguir. 

Como estudar inglês com apostilas? 

Estudar inglês em apostilas pode ser um método eficaz para aprender o novo idioma, afinal, esses livros – físicos e digitais – são recheados de muito conteúdo e exercícios para você testar tudo o que aprendeu. 

Há apostilas desde os níveis mais básicos aos avançados, para você comece realmente com palavras e diálogos fáceis e não encontre muita dificuldade. 

O ideal é obter apostilas em inglês para iniciantes primeiro e começar a estudar os capítulos. Você pode fazer marcações em informações importantes, circular determinadas palavras e seus significados.

 Não deixe também de ter um caderno para anotar tudo que quiser, fazer uma lista de vocabulário com todas as palavras que descobrir e não souber o significado. 

No fim de cada capítulo, não deixe de realizar os exercícios indicados na apostila para se certificar de que realmente aprendeu. 

Algumas apostilas vêm com áudio de apoio que pode servir de auxílio na aprendizagem. 

O que é preciso para aprender inglês sozinho? 

Muitos podem achar impossível aprender inglês sozinho, mas, na verdade, não é. Tudo que você precisa é de muita força de vontade, disciplina e objetivos. Assim, conseguirá trilhar todo o caminho a ser percorrido para conseguir aprender o novo idioma. 

Você pode aprender inglês sozinho adquirindo e usando apostilas em inglês, consumindo conteúdo nesta língua, buscando por novas palavras e testando-as em diferentes contextos, com apoio de professores que dão aulas online e muito mais. 

De modo geral, para aprender inglês sozinho, você precisará de um computador ou celular com internet, cadernos para fazer anotações e estudar, lápis, caneta e borracha, apostilas em inglês e muita disposição. 

Melhores formas grátis de aprender inglês 

Há muitas formas gratuitas de aprender inglês e isso mostra que o acesso a um novo idioma nunca esteve tão fácil e acessível para mais pessoas. 

Caso você não tenha dinheiro para investir em um curso de inglês presencial ou online, nem mesmo para comprar apostilas, não tem problema. A internet possibilita que você aprenda inglês de graça disponibilizando muitos recursos. 

Pode-se aprender inglês através de músicas (buscando a tradução das palavras e entendendo as expressões, ficando mais familiarizado com a fala de nativos).

Também com séries e filmes (colocando o áudio em Inglês e acompanhando a legenda em Português, depois fazendo o procedimento inverso e parando para anotar palavras que não conheça), aplicativos de inglês, podcasts e, é claro, apostilas em formato digital (e-book). 

Há muitos conteúdos e formas de aprimorar e ampliar o seu conhecimento em inglês pela internet e de graça, basta explorar esses recursos e usá-los a seu favor. 

Anote tudo com seus respectivos significados e se coloque à prova, realizando exercícios, tentando fazer leituras em inglês e incorporando o idioma no seu dia a dia. 

Tipos de apostilas em inglês 

Há uma grande variedade de apostilas em inglês, que podem ser adquiridas, e muitas delas se encontram na internet de modo gratuito ou um pouco mais barato do que a versão física. 

Há apostilas que falam e ensinam sobre gramática, outras mais voltadas para a prática de conversação em inglês, algumas mais focadas em vocabulário diverso e por aí vai. 

Há outras ainda que possibilitam o aprendizado de inglês através de tirinhas e personagens divertidos e em situações do cotidiano para que você tenha mais facilidade de aplicar e melhorar o seu conhecimento. 

As apostilas ainda podem se diferenciar em níveis básico, intermediário e avançado e até mesmo profissional. 

Dicas de apostilas de inglês para iniciantes 

As apostilas em inglês para iniciantes devem ser as mais básicas possíveis, principalmente porque você está se familiarizando com este novo aprendizado. 

Uma das mais indicadas para iniciantes é a apostila Second Language, pois permite que o indivíduo entenda melhor sobre o idioma e descubra fatos interessantes sobre o modo de aprendizado. 

Outra apostila muito usada é a do CEESVO, elaborada pelo Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim (CEESVO), com noções do idioma Inglês.  

Para quem está querendo entender melhor sobre gramática inglesa de modo simples e prático, recomenda-se ainda a Gramática Língua Inglesa – Teoria e Prática. 

Nela, você poderá entrar em contato com muitos temas e contar com informações sobre a história da língua inglesa, abordando questões de vestibulares. 

Além disso, há uma série de apostilas em inglês no site Inglês Fluente, totalmente gratuitas. Entre os materiais, estão conteúdos sobre o verto to be.

Quantas horas devo estudar com apostilas de inglês? 

O estudo diário é essencial para que você consiga aprender inglês de maneira efetiva, por isso, separe algumas horas para se dedicar. 

O tempo ideal para aprender somente com apostilas em inglês é relativo, afinal há métodos que são mais eficazes que outros para cada pessoa. 

Separe em torno de 1h30 ou até 2 horas por dia para estudar com as apostilas de inglês e mais um período para explorar outros recursos, como aplicativos de inglês ou vídeos de professores no YouTube. 

Você também pode alternar os métodos de estudo ao longo da semana: na segunda-feira, estudará pelas apostilas em inglês; na terça-feira através de aplicativos de inglês, e na quarta-feira, assistindo vídeos na internet, entre outros. 

Como potencializar os estudos com apostilas em inglês? 

Você também pode potencializar os seus estudos com as apostilas em inglês, circulando determinados conteúdos e assuntos para buscar mais informações depois na internet e se aprofundar. 

Outra forma é fazer a leitura da apostila em áudio, caso a adquira de forma física e ela venha com algum tipo de CD. 

Além disso, não deixe de fazer os exercícios no final de cada capítulo, pois, assim, os seus estudos serão potencializados. 

É possível ser fluente com apostilas em inglês? 

Você pode desenvolver a sua fluência em inglês estudando com apostilas em inglês, desde aquelas que oferecem conhecimentos básico até o mais avançado e profissional. 

No entanto, fluência completa – que envolve falar, escutar, entender e ler em inglês -, pode exigir um esforço extra, que vai além do estudo com apostilas. 

Invista também em ler conteúdo em inglês, escutar áudios na língua nativa e até mesmo conversar com falantes nativos através de alguns aplicativos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.