Apostilas‌ ‌do‌ ‌Enem:‌ ‌como‌ ‌estudar‌ ‌sozinho‌ ‌

0 39

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma oportunidade para entrar nas grandes faculdades públicas do Brasil e estudante em um ensino superior privado com bolsas de até 100%.

Por ser uma prova disputada, com 5 milhões de participantes por ano, muitos estudantes optam por se preparar com cursinhos pré-vestibular.

No entanto, existe a opção de estudar sozinho com apostilas do Enem e também obter bons resultados nas provas.

Confira como montar um plano de estudos, usando apostilas, e se sair bem nesta avaliação.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal método de ingresso em grande parte das universidades públicas e privadas brasileiras.

Ele surgiu com o intuito de ser uma avaliação para coletar dados acerca da qualidade do ensino no país e do aprendizado dos estudantes.

Hoje, porém, a nota das provas é utilizada para o ingresso no ensino superior, com vagas disponibilizadas aos candidatos melhores colocação por meio do Sistema de Seleção Unificada  (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

O Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal, também utiliza o Enem como forma de seleção.

Quem pode fazer o Enem?

O Enem conta com provas desenvolvidas a partir dos conteúdos estudados durante o Ensino Médio. No entanto, não existem restrições sobre quem pode fazê-lo. Independentemente da sua idade, você pode fazer o Enem.

Quando acontecem as provas do ENEM?

O Enem ocorre durante dois domingos seguidos, geralmente no final de cada ano. No primeiro dia, são realizadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e redação com tempo máximo de de 5,5 horas.

No segundo dia, são verificados conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.

A data do Enem costuma ser definida alguns meses antes da prova, que comumentemente acontece entre outubro e novembro.

Como estudar com apostilas do Enem?

Um dos melhores meios para estudar sozinho para o Enem é através de apostilas. Para isso, é necessário conhecer a base curricular do exame, sabendo quais são os temas mais pedidos e quais apostilas contêm essas questões.

muitos livros
Pexels

Normalmente, as apostilas mais completas contam com conteúdo explicado em texto e questões para serem respondidas pelos estudantes, facilitando o seu aprendizado.

Tipos de apostilas do Enem

Ainda é possível encontrar apostilas para estudo de grandes provas, como o Enem, em bancas de jornal e até mesmo livrarias. A internet facilitou esse acesso, com opções gratuitas.

Há diferentes tipos de materiais, como:

  •   Apostilas de matérias específicas;
  • Apostilas com conteúdo e questões;
  • Apostilas apenas com questões para simulação de provas;
  • Apostilas específicas para redação, com temas propostos.

O aluno que estudará por apostila precisa ter um plano de estudos definido para ter em mente qual tipo de material de apoio ele precisa. Assim, conseguirá estudar e se preparar adequadamente para a avaliação.

Dicas para estudar sozinho para o ENEM

Estudar sozinho para grandes provas, como as do Enem, requer muito foco, dedicação e disciplina. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. 

Muitos alunos que se dedicam a estudar sozinhos e se mantêm focados até os dias das provas conseguem obter resultados excelentes.

livro oculos
Pexels

Para isso, eles contam com o apoio de algumas ferramentas, como um plano de estudos. Quando você faz um curso pré-vestibular, existe um planejamento tópicos de cada disciplina que é preciso dominar. 

Assim, pode-se aprender tudo que é necessário e que pode cair na prova. Normalmente, esses temas são pensados de acordo com as provas dos anos anteriores, analisando quais são os assuntos que mais caem. 

Como você está estudando sozinho, o uso das apostilas podem ajudar justamente a organizar esse conteúdo. Além disso, pode-se seguir outras dicas muito importantes para fazer bem as provas:

  • Priorize os assuntos que mais caem e tente dominá-los –  alguns deles são chaves para todas as provas do Enem e, se você conseguir aprendê-los bem, poderá obter uma excelente nota;
  • Tenha uma rotina de estudos – pode ser difícil se manter disciplinado estudando sozinho, mas ficar preparado no seu tempo disponível pode ajudar a ter foco com consistência;
  • Uso de aplicativos de concentração – existem diversos apps disponíveis que ajudam no momento de estudo para  mantê-lo focado, bloqueando celular e notificações de redes sociais durante determinado período;
  • Aplicativos de questões: existem também apps com questões de provas anteriores que você pode realizar no seu tempo livre, para estar sempre em contato com diferentes materiais e aprendendo de uma forma mais leve;
  • Técnicas de memorização: testar diferentes técnicas pode te ajudar a alcançar a sua tão sonhada nota, como músicas de paródia, brainstorms e uso de post-its, entre outras formas de aprender;

Quantas horas é preciso estudar por dia?

Isso depende muito! Primeiro, do seu nível de conhecimento inicial, depois das coisas novas que você precisa aprender, e até mesmo o tempo que você tem disponível no dia para isso.

Não existe uma regra. Quem deseja obter notas altas em provas, como o Enem, é necessário ter consistência. Estude todos os dias, nem que seja por apenas uma hora.

Como passar no Enem sem cursinho?

O Enem é uma prova difícil, tanto por seu conteúdo quanto pela extensão de matérias e pelo tempo de duração das provas.

Além das dicas para estudar sozinho, aconselhamos manter uma rotina com simulados ao longo dos meses para se preparar bem para o momento dos exames.

Esta é uma estratégia importante que muitos cursinhos usam para preparar seus alunos. Aplicando tudo isso, inclusive com boas apostilas, você ampliará suas chances de ficar bem colocado no Enem.

Entenda seu ritmo de estudos, usando boas ferramentas para ajudá-lo a desenvolver autodisciplina. Assim, você se sairá muito bem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.