Como encontrar o telhadista ideal para o seu projeto
Cada dia mais os donos de obras e construções estão mais exigentes. Com isso, o aumento da especialização dos profissionais da construção civil é um fato fundamental para a qualidade dos serviços prestados.
Assim, surgiu a figura do telhadista, um profissional capacitado e adequado para os telhados de sua reforma. Então, que tal aprender mais sobre como encontrar o telhadista ideal para sua obra? Se você tem interesse nesse tema, leia o artigo até o final e confira mais.
O que faz um telhadista
Esse prestador de serviços atua em todo o processo de colocação de cobertura de um imóvel. Assim, seu trabalho se inicia com a análise do projeto.
Aqui ele verifica se os serviços e projetos solicitados são viáveis, para que os telhados das construções sejam feitos com segurança e qualidade. Além disso, ele deve especificar os materiais necessários, tempo de execução e possíveis riscos da estrutura.
Eles também são responsáveis por substituir telhados antigos por novos, com estruturas modernas e atualizadas.
Além disso, também atuam em calhas, rufos e demais materiais necessários para evitar infiltrações e garantir que as telhas, madeiras e outros itens sejam fixos, seguros e bem instalados. Por isso, você deve aprender como encontrar o telhadista ideal para sua obra e investir em mão de obra confiável e qualificada.
Quanto custa, em média, os serviços de um telhadista
Vários fatores influenciam no valor médio dos serviços de um telhadista. Fatos como o tipo do telhado, os materiais a serem utilizados, os riscos da prestação de serviços e a qualidade da mão de obra são os principais fatos que podem alterar o preço que você irá pagar. Todavia, tem-se que o valor médio a se pagar pela mão de obra de um telhadista gira em torno de R$ 75,00 a R$ 200,00 por metro quadrado.
O que considerar na hora de contratar este profissional
Ao pensar em como encontrar o telhadista ideal para sua obra, você deve considerar vários fatores que vão influenciar na qualidade do serviço prestado, no valor que você irá pagar e também na beleza do telhado de sua construção.
Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como escolher o prestador de serviços mais adequado às suas necessidades e o que você deve considerar na hora de contratar. Vamos conferir?
Normas de segurança
Um dos principais fatores que você deve considerar é se o telhadista trabalha de acordo com as normas de segurança do trabalho. Isso é muito importante para evitar acidentes, proteger o profissional que você irá contratar e também te resguardar de eventuais processos e condenações. Além disso, os equipamentos corretos podem influenciar na qualidade do serviço, pois o telhadista pode se dedicar sem riscos de ferimentos ou acidentes.
Lembre-se: você é o responsável pela segurança de seus prestadores de serviço, por isso, deve sempre verificar se estão trabalhando com segurança e equipamentos de proteção individual.
Qualidade dos serviços
Um telhado mal-feito pode causar inúmeros problemas como infiltrações, goteiras e até desabamentos. Além disso, para evitar gastos desnecessários, você deve considerar a qualidade dos serviços prestados, mesmo que isso implique em pagar por uma mão-de-obra um pouco mais cara.
Até porque você já sabe que o barato pode sair caro, não é mesmo? Assim, busque indicações antes de contratar um telhadista, peça exemplos de serviços anteriores e sempre contrate um profissional qualificado.
Prazos de entrega
Você também deve considerar os prazos em que o profissional consegue entregar o serviço. Além disso, deve alinhar com os demais funcionários da obra para evitar transtornos como atrasos e gastos extras. Assim, ao escolher o telhadista, consulte o prazo de entrega e peça um roteiro de obras para ter ciência do que será feito dia-a-dia.
Qualificação profissional
Além de todos os itens que já te contamos, é muito importante que o telhadista seja um profissional qualificado, com conhecimento técnico e experiente nessa área.
Ele precisa saber as necessidades dos diferentes tipos de telhados para evitar problemas futuros como infiltrações, goteiras e até mesmo, a perda total do telhado ou da cobertura. Além disso, um telhadista qualificado pode ajudar no design do telhado, auxiliar em iluminação e até na encomia de energia.
Comprometimento com o cliente
Avaliar se o telhadista é comprometido com o cliente também é um fator muito importante. Isso evita problemas como atrasos na entrega da obra, gastos desnecessários e um serviço mal-feito.
Além disso, um profissional comprometido vai procurar sempre atender suas necessidades. Dessa forma, ele vai fazer um telhado ou cobertura que se adeque aos desejos do cliente, além de querer sempre prestar o melhor serviço possível.
Conclusão
Escolher o telhadista para sua construção não é uma tarefa fácil. Mas a escolha correta do profissional vai lhe render muitas vantagens, menos dores de cabeça e a satisfação de uma obra bem sucedida.
Assim, hoje você aprendeu como encontrar o telhadista ideal para sua obra, com algumas dicas que você deve observar antes de contratá-lo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo de hoje. Obrigada pela companhia até aqui e até mais.