Como estudar para concurso com apostila?

0 20

Ter um bom material é imprescindível para os estudos, mas você sabe como estudar para concurso com apostila? Estudar para concurso público sempre exige muita dedicação e foco. A melhor forma de começar a estudar é por meio da leitura detalhada do edital, afinal de contas é ele que traz todo o conteúdo que será cobrado nas provas.

Um detalhe muito importante é que você deve prestar atenção em cada um dos tópicos pedidos no edital. Assim, alguns dos materiais disponíveis no mercado não  apresentam essa divisão de forma organizada. Por esse motivo, é muito importante saber escolher o material ideal para se sair bem no concurso.

As conhecidas apostilas devem dividir os conteúdos por partes, de modo que possam facilitar a sua localização. Afinal, já imaginou querer procurar algum tópico em específico e perde o maior tempo tentando localizar ele? Dessa forma, procure priorizar materiais que apresentam divisões e possam facilitar a sua leitura.

O que ter em mente sobre as apostilas?

Algumas apostilas  também se esquecem de destacar aqueles conteúdos mais importantes. Assim, você acaba dando importância para alguns conteúdos que não merecem tanta dedicação porque não costumam aparecer tanto nas provas de concurso. Um bom material sempre traz uma forma de destacar aqueles detalhes mais importantes para a sua aprovação.

como estudar para concurso com apostila 2

A sua preparação precisa ser focadas em técnicas que possam auxiliar na captação dos conteúdos. Por esse motivo, é muito importante que as apostilas tenham recursos atrativos como texto sublinhado, figuras e marcações que permitam entender que aqueles conteúdos são essenciais e precisam ser trabalhados de forma mais intensa.

Invista em materiais especializados

Busque sempre apostilas focadas naquele concurso que você vai prestar. Quer um exemplo: se você está estudando para o concurso da Polícia Rodoviária Federal, deve procurar apostilas que sejam focadas neste certame. Esses materiais mais focados em cada seleção poderão fornecer dicas e conteúdos mais aprofundados e direcionados para o concurso em questão.

Assim, as suas chances de sucesso serão maiores, concorda?

Papel  ou computador?

A  melhor opção fica por sua conta. Algumas pessoas preferem ter acesso ao material impresso para conseguirem se concentrar melhor nos estudos. Já outros, preferem a comodidade da versão digitalizada. Atualmente, os kindles  e tablets oferecem excelentes opções para aqueles que preferem os meios mais modernos de estudo. 

Além disso, os aplicativos disponíveis podem ajudar na hora dos resumos e destaques das partes mais importantes. Dessa forma, cabe escolher qual dessas alternativas é mais seu estilo e qual aquela mais viável para a sua preparação.

Os materiais impressos também têm as suas vantagens. São mais visuais e permitem mais anotações. Uma boa opção para aqueles concurseiros que gostam de papel.

Dicas de como estudar com apostilas

Independente da sua escolha, lembre-se que as apostilas precisam apresentar algumas características fundamentais para serem boas ferramentas para os seus estudos para concurso. Separamos algumas delas. Vamos conferir?

  • Procure materiais com linguagem fácil e compreensíveis. Você precisa entender o assunto de forma simples. Evite textos muito refinados, pois podem mais complicar que facilitar o seu aprendizado.
  • Mas tome cuidado: simplicidade demais também não é uma boa característica para uma apostila de concurso. Tente fazer uma análise comparativa com o edital e verifique se todos os pontos estão contemplados.
  • Faça muitas questões. Elas são fundamentais para um aprendizado efetivo. Alguns materiais apresentam além da resolução das questões os comentários de cada uma delas. Invista firme nas questões e não irá se arrepender.
  • Localize as últimas provas do concurso para o qual você está se preparando. Assim, você terá uma ideia de que tipo de conteúdo é cobrado, bem como quais são aqueles que consumam ser cobrados com mais frequência.
  • Não desanime! Atitude e motivação são duas coisas muito úteis para os concurseiros. Uma pessoa motivada consegue ser mais produtiva nos estudos.
  • Administre seu tempo e realize pausas. Afinal, descansar também é importante para que o cérebro possa captar todas as informações obtidas com os estudos.
  • Seja organizado e estabeleça prioridades na sua vida. Estudar para concurso é uma tarefa árdua e que exigem muito sacrifícios. Não desanime e confie no seu potencial, ok?

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.