Apostila x livro: qual material de estudo é melhor?

0

É comum entre os candidatos a concurso público a dúvida entre escolher livro ou apostila para estudar, afinal, qual seria a melhor opção?

As opiniões acabam se dividindo entre apostilas para concursos e livros, já que existem bons livros, de autores renomados, que podem, sim, serem utilizados nesse processo preparatório para um concurso, ainda o livro pode apresentar certa fragilidade, mas geralmente trazer um conteúdo mais amplo do que o necessário para o seu concurso.

Existem mais assuntos, mais tópicos e mais aprofundamento nos livros do que nas apostilas.

Já as apostilas, foram feitas especificamente para os concursos e geralmente trazem o conteúdo previsto em edital, evitando que você perca tempo com o que não é necessário.

Os livros não são ruins, mas mesmo que sejam mais amplos podem te fazer estudar o material desnecessários que não cairão na sua prova. Vamos falar sobre essa diferença aqui e as vantagens e desvantagens de cada um.

Apostilas

As apostilas para concurso são as mais populares entre os candidatos, principalmente por serem mais acessíveis financeiramente e bem específicas a vaga. Porém, com a facilidade da confecção e venda, várias apresentam pouca qualidade, conteúdo desatualizado e outros problemas.

Para evitar grandes prejuízos e dificuldades, antes de comprar uma apostila busque muito pela internet informações sobre ela principalmente em fóruns, com amigos e conhecidos.

Suas vantagens são:

·         Menor preço;

·         Mais fácil de achar;

·         Mais específica.

Suas desvantagens são:

·         Maiores riscos de fraudes;

·         Menos estratégicas;

·         Mais encontradas com os concorrentes.

Livros

Os livros, ao contrário do que acontece com as famosas apostilas, podem apresentar uma abrangência maior e mais seriedade com o conteúdo, já que os editores sempre buscam evitar ao máximo publicar livros de baixa qualidade, o que pode manchar seu nome no mercado.

É bem possível que encontre livros direcionados à vaga pretendida, porém é preciso cuidar o ano de publicação, alguns são muito antigos.

Uma dica importante para investir em um livro é buscar a certeza de que ele é realmente para concurso público. Essa ação é necessária para evitar gastos desnecessários com conteúdo não relevante e sem a objetividade e clareza que é tão importante para quem estuda para concursos.

Mesmo sendo uma boa opção de estudo, alguns alunos não conseguem se adaptar ao estudo com eles, pois alguns possuem mais facilidade para aprender assistindo aulas, tendo alguém para explicar e passar o conteúdo.

Suas vantagens:

·         Mais amplo;

·         Mais confiável.

Suas desvantagens:

·         Mais caro;

·         Menos específico;

·         Menos dinâmico;

·         Mais difícil de achar.

Com essas diferenças apresentadas, você poderá ser capaz de decidir qual material usar em seus estudos para um concurso público. Mas caso ainda esteja em dúvida entre os dois pesquise bastante, busque conhecer cada um e faça alguns testes.

Uma boa dica é pegar livros e apostilas emprestadas e dar uma analisada para saber com qual se adaptaria melhor antes de compra-los, depois siga todas as dicas de como melhorar seus estudos e boa sorte. A grande chance de sua vida profissional de espera através de uma prova!